Menu

[Resenha] Rosa & Túmulo — Diana Peterfreund

Sociedade Secreta – Rosa & Túmulo foi o livro de estreia da americana Diana Peterfreund e também o primeiro de uma série com um total de quatro volumes. Formada em Literatura e Geologia pela Universidade de Yale, Diana já foi crítica gastronômica, figurinista e modelo de capas. Fora os que fazem parte da série Sociedade Secreta, é uma das autoras de vários livros de contos, do recente For Darkness Shows the Stars e do conhecido Uma Manhã Gloriosa, adaptado para os cinemas em 2010.

Editora do jornal universitário, um tanto quanto exagerada e com um quase namorado insistente, Amy Haskel nunca foi muito interessada pelas sociedades secretas, ao contrário de sua colega de quarto. Tudo indicava que, como todos os editores que vieram antes dela, a sociedade a recrutá-la seria a Pena & Tinta. É claro que a sociedade literária terá interesse nela, certo? Certo? Hm, parece que não. Ela acaba sendo surpreendida ao ser convocada por uma turma de homens encapuzados e misteriosos que parecem, em sua maioria, não simpatizar muito com ela. Os sinais apontam para a sociedade mais influente e de maior prestígio de Eli… Isso aí, aquela formada apenas por homens. Rosa & Túmulo, Amy: aceita ou rejeita?

Por meio desta eu confesso: todos os capítulos começam deste mesmo jeito. E, aproveitando que comecei a tagarelar, confesso também que sei menos sobre sociedades do que Amy, que por sua vez não sabe quase nada que não se encaixe no campo das lendas. Fui meio jogada ali com a missão de começar a entender a coisa toda, mas, para a minha alegria (oi?), Amy também precisou aprender bastante, então já não estou na estaca zero. Os aspectos principais foram explicados e a levada é boa, então, caso algo tenha passando despercebido, não fez tanta diferença.

Rosa & Túmulo é um daqueles livros que você compra só para se divertir e que não deixa a desejar. Tem uma narradora um pouco sem noção, porém carismática, e algumas cenas típicas de filme de sessão da tarde. Lembrou-me bastante do estilo de alguns livros da Meg Cabot, com várias listas e um jeito sutil de falar diretamente com o leitor. As trapalhadas de Amy me garantiram algumas risadas, embora, ainda rindo, pudesse apertar seu pescoço até não lhe sobrar ar algum.

Tal como num filme da sessão da tarde (pode confiar em mim, eu já assisti muitos), você identificará facilmente o melhor amigo e a melhor amiga, encontrará aquela dose de suspense, de hormônios à flor da pele, um pouquinho de drama aqui, um aparente final feliz ali, uma bomba explodindo (não uma de verdade, claro), um “inimigo” a ser combatido, uma rixa antiga… E outras coisas nesse mesmo caminho.

Criando uma atmosfera muito agradável para o leitor, Peterfreund não traz nada de novo, nada que vá mudar sua vida, mas que talvez te segure ao ponto de você não ser capaz de parar de ler. Depois que a luz se ascendeu e eu saí do escuro da minha ignorância, a coisa foi melhorando, me conquistando, até que acabou. E, certo, não deve ser surpresa, mas por meio desta eu confesso: corri e comprei sua continuação.

Título original: Secret Society Girl 

Editora: Galera Record 

Número de páginas: 397 

ISBN: 9788501078988

12 Comments

  • Livros & Citações
    10 de maio de 2012 at 17:00

    Por meio desta eu confesso: EU AMO ESSA SAGA! Infelizmente a Galera mais uma vez tá pisando na bola com mais uma saga e fica pausando o lançamento da bendita. Eu nao sei dizer se essa saga é YA ou chick=lit, ou uma mistura dos dois, mas eu também recomendo. A Amy se vingando é demais *-*

    ;**
    Gabi
    http://www.livrosecitacoes.com

    Reply
  • SueTheStrange
    10 de maio de 2012 at 17:03

    O livro parece ser bom, irei adicionar na minha lista.

    Beijos!

    http://literatadepijama.blogspot.com.br/

    Reply
  • Jacqueline Braga
    10 de maio de 2012 at 17:13

    Oi Gêmula
    estou curiosa para saber todos os segredos dessa sociedade ultra secreta rs
    adoro quando os mistérios são resolvidos pouco a pouco, assim a autora consegue criar um clima de tensão na leitura.
    Tô louca pra ler logo, ele será o próximo na minha listinha
    bjos

    Reply
  • Rafaela.
    10 de maio de 2012 at 18:40

    HAHA, que resenha adorável, Kim! Ri com os seus comentários.
    Enfim, digo desde já que comprarei este livro, parece ser ótimo, gostei (apesar de, pelo o que eu percebi, ter vários clichês)… Mas afinal, um clichê bem escrito faz a diferença, não é.

    Beijocas.
    http://www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    Reply
  • Gabi
    10 de maio de 2012 at 20:30

    haha' eu nunca tive muita vontade de ler essa série (e também não entendo ne-ca de sociedades e tal). Apesar disso, ouvi várias pessoas dizendo que é legal. Se acabasse na minha mão eu leria na certa, agora quanto a comprar…

    Adorei a resenha, Kim ;P
    Beijitos

    Reply
  • Gleice Couto
    11 de maio de 2012 at 11:06

    D: Não quero ler isso não.

    Mas como sempre, arrasando na resenha, Kim. Adoro o modo bem humorado como expõe suas opiniões. Um humor fino, que poucos percebem. <3 Muito orgulho dessa futura jornalista, gente! *O*

    Beijooooooooos

    Reply
  • Luara Cardoso
    12 de maio de 2012 at 21:01

    Eu acabei de ler uma resenha desse livro e eu nunca tinha ouvido falar nele, de verdade!
    Agora eu vejo outra resenha… me sinto tão desinformada! Mas enfim, eu gostei bastante do livro, apesar de eu estar fugindo de livros em série. 😡
    Vou adicioná-lo na minha lista de desejados!

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

    Reply
  • nanda
    12 de maio de 2012 at 21:42

    Esse blog é muito legal, agora eu estou lendo FALLEN mais quando acabar venho logo dar uma olhada aqui..

    Reply
  • ♥ Mila Wander ♥
    14 de maio de 2012 at 00:22

    Clichês ou não, livros que nos prendem dessa forma são maravilhosos!
    Digamos que este livro cumpriu com o seu objetivo, pois mexeu com você ao ponto de você querer ler o restante!

    Adorei o seu blog, estou seguindo com carinho!
    Abração, ótima semana!

    Reply
  • Ane Reis.
    14 de maio de 2012 at 00:37

    Oie flor =)

    É a segunda resenha que leio deste livro hoje rs …
    O livro parece ser bem legal, e só fiquei sabendo dele hoje =p
    Fiquei curiosa e vou dar um pesquisada nele.

    Ótima resenha querida!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    Reply
  • Yara Andrade
    16 de maio de 2012 at 23:01

    Sou louca para ler este livro, ele parece ser muito bom e eu adoro livros assim haha, enfim, adorei a resenha.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    Reply
  • Mica
    17 de maio de 2012 at 02:28

    Oi!!

    Conheci agora seu blog!! Muito bom!! Estou te seguindo!!

    A sua resenha teve um grande contraste com uma outra que li sobre o mesmo livro a uns dias atrás, mas de opinião em opinião a pulga tá coçando atrás da minha orelha e vou ter de ler pra confirmar minhas expectativas!!

    Aparece no meu blog!!
    http://umpoucomaisdelivros.blogspot.com.br/

    Att,

    Mica

    Reply

Leave a Reply